terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PLANEJAMENTO PARA O TEMA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS REALIZADO EM SALA DE AULA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO...


Objetivos:

♦Trabalhar leitura e escrita
♦Identificar tipos de brinquedos e brincadeiras
♦Compreender as sílabas

Conteúdos:

Leitura e escrita
Formação de sílabas

Procedimentos Metodológicos

Atividade de rotina: Iniciaremos a aula com a oração, em seguida apresentaremos o calendário, no qual trabalharemos com os alunos o dia, mês e ano. Apresentaremos também, o estado do tempo. Faremos a freqüência através das fichas onde registraremos os nomes dos alunos presentes e ausentes escolhendo o ajudante do dia.

Atividade compartilhada: As estagiárias iniciarão a discussão com a turma sobre questões relacionadas aos brinquedos e brincadeiras, indagando se a turma sabe diferenciar um brinquedo de brincadeira, quais os brinquedos e brincadeiras preferidas. Questionando também se os alunos acham que os brinquedos e brincadeiras de antigamente eram iguais aos de hoje. Em seguida, os alunos receberão uma plaquinha com silabas para formar nomes de algumas brincadeiras.

Exposição participada: Construiremos uma lista com nomes de brinquedos e brincadeiras preferidos da turma, em seguida, no quadro de giz faremos a leitura desses nomes e trabalharemos as sílabas.

Atividade orientada: Será entregue a cada aluno uma atividade escrita de caça-palavras.

Atividade de rotina: Intervalo para o lanche e recreação

Atividade em grupo: A partir das brincadeiras preferidas da turma, escolheremos algumas para brincar em sala.

Recursos: papel, lápis, cartolina, pincel, brincadeiras

Avaliação: Observação do reconhecimento de sílabas;
Desempenho da turma nas atividades de leitura e escrita.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pelo artigo. Tem sido bastante difícil encontrar informações relevantes quando pesquisamos, mas o seu artigo, na verdade o blog, me ajudaram bastante.

    Carla Santos
    Meu último artigo é sobre dieta para baixar pressão alta.

    ResponderExcluir