Durante o cotidiano do estágio pude observar como é importante o professor refletir sobre sua prática pedagógica no ambiente educacional, pois, é no exercício da docência que temos a chance de confrontar nosso conhecimento e resignificar nossa prática articulada às teorias aprendidas no decorrer do curso de Pedagogia e às perpetuadas através de nossos professores. Diante todo este confronto de saberes, a melhor saída é buscar informações acerca das propostas de ensino que deram certo em busca de uma teoria própria, construída durante o processo de ensino-aprendizagem que possa atender o perfil de seus alunos.
Para que o professor supere seu estado de alienação e sinta-se desafiado a reverter sua posição diante à escola e à sociedade, o professor Schön (2000) descreve a partir de seu ponto de vista após uma análise curricular, que as discussões atuais devem seguir o paradigma do professor pesquisador, pois está intimamente relacionada às do professor reflexivo. Partindo deste viés, a formação profissional deve ser baseada em três conceitos caracterizados pelo autor: conhecimento na ação, reflexão na ação e reflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação.
A respeito do conhecimento na ação, Schön (2000) descreve serem as ações feitas de forma aleatória sem controle e ciência da execução. Já a reflexão na ação, está mais associada à pratica profissional do docente de maneira desafiadora, pois o permite pensar e buscar caminhos para resolver problemas. E por sua vez, a reflexão sobre a ação e sobre a reflexão na ação está relacionada às análises de suas ações e melhores escolhas conceituais para formar, reformar e transformar sua prática de maneira sistemática e significativa.
Ainda se retratando à pesquisa, é com muita sabedoria que Freire (1996, p.14) nos atenta dizendo o seguinte
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses que - fazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade.
Com esse pensamento, Freire nos remete ao fato de que pesquisa e professor são intrínsecos, bem como à consciência de sua prática reflexiva, já citada por Schön (2000), considerando estes elementos como fatores fundamentais à formação profissional do docente.
Com isto, posso dizer que minha prática pedagógica, não se encaixa tão bem organizada, tal como os autores citados propõem ser o melhor caminho, reconheço pecar em algumas atitudes, como por exemplo, na impaciência com os alunos e inabilidade à adoção do jeito construtivista de ser. Embora, acredito que a melhor “teoria” é aquela que se prática dia após dia, refletindo sobre a ação e buscando mecanismos para superar a pedagogia tradicional e tecnicista presentes ao longo do tempo e elaborar minha própria teoria.
Entretanto, percebo que minha prática segue a trilha captando diversas teorias, do condicionamento operante de Skinner ao mestre Paulo Freire com sua pedagogia para conscientização e libertação dos oprimidos. Com isto, sei que é preciso um norte e uma tomada de decisão para adotar uma corrente teórica relacionada, apesar de já ter optado desbravar o universo construtivista, porém me falta o exercício da docência para substituir as teorias que não me convém.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Gleide,
ResponderExcluirAchei uma reflexão muito formal com tantos autores. Entretanto, vc deixa clara na sua fala a importância da mobilização de diferentes saberes. Ter optado por uma teoria ou outra, não significa que na prática somente esta teoria prevalece. Tardife nos ensina que na ação docente mobilizamos diferentes saberes. Você coloca isso muito bem quando fala de Skinner e de Paulo Freire. Tenho certeza que no exexcício da docência essas angústias serão amenizadas.
Beijos,
Socorro
Gleide,
ResponderExcluirApesar de todas essas angústias, gostaria de registrar aqui as minhas impressões com relação a sua atuação no Estágio. Vc e Ívina foram se superarando a cada dia e conseguiram fazer daquele momento um momento prazeroso e dinâmico de muito aprendizado.
Beijos
Letícia